MUSEU

MEU MUSEU IMAGINÁRIO
Infância:
Meu nome é Paulo Ricardo, nasci em Santa Cruz do Sul- RS e desde a minha infância desbravei muitos horizontes. Desta infância minhas recordações são muito superficiais, entretanto algumas vêm à mente como o relato de minha cidade natal: Santa Cruz do Sul, capital nacional do fumo, onde meus avós, por parte de mãe trabalhavam no cultivo da fumicultura e criavam animais para produção leiteira e minha mãe trabalhava também com muita dificuldade na industrialização do fumo.  Nesse conceito de simplicidade, crescemos eu e minha irmã no meio de muitas dificuldades, muitas vezes longe de nossa mãe e sem conhecer nosso pai, mas com a imensa felicidade de ter nossos avôs, os quais nos proporcionavam momentos de felicidade e junto ao fogão de lenha, que ambos tinham em sua casa, também me passavam muitas experiências de vida; num dia acompanhava minha avó na colheita do fumo, noutro acompanhava meu avô na produção de mudas de eucalipto. Sofrimento que se transformava em objetivos. Comecei a sonhar e pensar que aquela situação só ia mudar com a minha determinação.
Lembro da minha escola que ficava a 5 km do local onde eu morava, onde percorria uma estrada de chão. Minhas limitações não paravam por aí, me faltava material escolar e outras necessidades, mas meus colegas de aula sequer tinham condições de freqüentar a escola, porque nem roupas possuíam. A vida me ensinou que o que existe de melhor e de maior dentro de nós é a vontade e a determinação em lutar pelo que se acredita.
 








 A vida Profissional:
Em meu município ocorreu uma seleção de meninos estudantes na faixa etária dos 10 aos 15 anos, intitulado “Programa do Bom Menino”, onde numa avaliação consegui uma aprovação em primeiro lugar e fui escolhido para trabalhar num estágio como auxiliar de escritório numa multinacional de fumo. Comecei a trabalhar formalmente nesta empresa, mas ainda não havia me encontrado como pessoa, porém esta etapa abriu o raciocínio para buscar uma oportunidade além do que eu estava fazendo. Recebi então uma proposta para trabalhar como aprendiz numa revendedora de máquinas agrícolas, a Agrale de Caxias do Sul. Lembro então que foi a primeira vez em que me afastei de casa ficando longe das minhas raízes, indo fazer um curso de treinamento junto a esta empresa em Caxias do Sul. Nesta época, estudava no SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria e ajudava minha mãe e meus avôs com os meus ganhos. Entre lágrimas e saudades, sabia que não podia voltar, mas tinha que me manter em pé e lembrava os conselhos do meu avô: “um homem precisa trabalhar, não importa a idade” e lembrava também do amor que a minha avó e a minha mãe transmitiam para mim. Acredito que este foi um dos motivos que me levou a maturidade mais cedo.
Tive a felicidade de encontrar pessoas muito bacanas, pessoas que riram e choraram comigo. Sem dúvida tempos fantásticos...
Assim já trabalhando, ainda sem conhecer meu pai biológico, tive a felicidade e a fé em Deus que me deu um pai de criação, de conselhos e de amor: meu professor na época do SENAI e dessa história de amizade nasceu um sonho de trabalhar juntos, porém nós estávamos comprometidos com um projeto de trabalhar com uma empresa de automação e infelizmente não deu muito certo, mas valeu ao aprendizado.
Após um período de estudos e com muitas adversidades resolvi, trabalhar para dar uma casa melhor para minha mãe o que certamente foi uma das conquistas mais marcantes de minha vida, e isto me motivou a trabalhar em uma empresa de ônibus onde trabalhei como mecânico, cobrador e motorista isto tudo culminou com o afastamento dos meus estudos por um tempo ainda. Depois desta etapa passei por outras atividades profissionais que me proporcionaram um conhecimento muito bacana, mesmo assim continuei desenvolvendo meus estudos da forma como podia. Hoje tenho desenvolvido a função de Educador de trânsito que de certo modo faz uma ligação com toda minha história profissional onde também tenho a oportunidade de dividir conhecimentos com as pessoas com quem convivo e conheço, Além de hoje estar desenvolvendo a minha graduação nos cursos de direito e esta etapa brilhante que é compartilhar conhecimento com os colegas de todos os segmentos.















----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Uma bela História se conta com belas imagens; neste sentido fica registrado a união do campo com a tecnologia se transformando em resultados......Para toda a sociedade!!



3 comentários:

  1. Paulo Ricardo,
    sua historia de vida e linda e um exemplo à milhares de pessoas.
    Vc é um guerreiro!!!!
    Parabéns!!!!
    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa você mostra é alguém com metas, objetivos, de caráter. Lutador e que tão jovem já conquistou muito. Com certeza és uma pessoa especial e iluminada.

      Silvana

      Excluir
  2. Adorei as atualizações.
    Parabéns mais uma vez pela competência...
    Tá tudo lindo!!!!
    Renata

    ResponderExcluir